Other

O que e a NBR 8402?

O que é a NBR 8402?

NBR 8402/1984 – Execução de caracter para escrita em desenho técnico. Esta Norma fixa as condições exigíveis para a escrita usada em desenhos técnicos e documentos semelhantes.

Quais as principais exigências na escrita em desenhos técnicos?

técnicos são: legibilidade e uniformidade. As principais exigências na escrita em desenhos técnicos são: legibilidade e uniformidade.

Qual é a norma que substitue a NBR 8402?

NBR 10068/1987 – Folha de Desenho, Layout e Dimensões 2 4.

Qual é a norma técnica NBR que padroniza a caligrafia técnica?

Este tipo de escrita deve ser acatada pelos profissionais, e foi normalizada pela ABNT NBR 8402. As regras devem ser usadas na arquitetura e no design.

O que diz a NBR 10067?

Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. O símbolo deste método é representado na Figura 1. O símbolo deste método é representado na Figura 2. O desenho técnico é representado na cor preta.

Qual é a distância mínima entre caracteres de letras maiúsculas que tem altura de 5mm?

As alturas das letras maiúsculas e minúsculas não devem ser menores do que 2,5mm. Toda a informação escrita num desenho, sejam algarismos ou outros caracteres, deve ser apresentada em Escrita Normalizada. desenhista tem sua vida facilitada, porque todos os programas contêm estilos de texto normalizados.

Qual o propósito da caligrafia técnica e qual norma rege este padrão?

Essa padronização se dá pela norma NBR 8402, onde constam especificações que indicam a pontuação e também a escrita em geral por meio da chamada caligrafia técnica. Como já sabemos, essas padronização garante um entendimento de qualquer que seja o responsável pela interpretação técnica.

Qual a norma técnica da ABNT que orienta sobre Cotagem em desenho técnico?

NBR 10126/1987
NBR 10126/1987 – Cotagem em Desenho Técnico Esta norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos.

Quais são as características impostas por norma ABNT NBR 10126 1987 para se utilizar cotas em desenhos técnicos?

As cotas devem ser localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha. deles deve ser utilizado num mesmo desenho: a) método 1: – as cotas devem ser localizadas acima e parale- lamente às suas linhas de cotas e preferivelmente no centro (ver Figura 16).

Qual a quantidade máxima de vistas possíveis de acordo com a NBR 10067?

No desenho técnico é possível representar até 6 vistas principais (ortogonais) de um objeto, porém na NBR 10067 recomenda que seja utilizado o menor número possível de vistas, o Page 5 1-7 mais comum é que sejam adotadas 3 (três) vistas principais.

Que tipo de projeção a NBR 10067 1995 utiliza?

São projeções parciais, representadas em planos auxi- liares para evitar deformações e facilitar a interpretação (ver Figura 7). A representação de detalhes repetitivos pode ser simpli- ficada (ver Figuras 8 e 9).

Qual a altura da fonte maiúscula que utilizamos na escrita de um desenho?

3.1 A altura h das letras maiúsculas deve ser tomada co- mo base para o dimensionamento (ver Figura 1 e Tabela). 3.2 As alturas h e c não devem ser menores do que 2,5 mm (ver Figura 1). Na aplicação simultânea de letras maiús- culas e minúsculas, a altura h não deve ser menor que 3,5 mm.

Share this post