Lifehacks

Quais são os tipos de retas e os tipos de planos na Geometria Descritiva?

Quais são os tipos de retas e os tipos de planos na Geometria Descritiva?

Os Planos Plano Vertical π2 e Plano Horizontal π1 são chamados de Planos de Projeção. Tipos de Retas: Em Épura, com respeito à Reta h temos a Projeção Vertical h2 Paralela à Linha de Terra π1π2 (é a interseção dos Plano Vertical e Plano Horizontal) e a Projeção Horizontal h1 Oblíqua à Linha de Terra.

O que é um plano em Geometria Descritiva?

Os planos são representados por seus traços. Traços de uma reta são pontos onde a reta fura o PH ou PV. Da mesma maneira, traços de um plano são retas onde o plano intersecta o PH ou PV. Quando o plano intersecta o PH tem traço horizontal.

Quais os tipos de retas que podem aparecer em um plano horizontal?

São elas:

  • Retas paralelas ao plano horizontal de projeção: podem ser horizontal (ou de nível), fronto-horizontal (paralela à LT) ou reta de topo (perpendicular ao PV)
  • Obs: as retas que não se enquadram em nenhuma das definições acima serão chamadas de retas quaisquer.

Quais são as retas principais de um plano?

Um plano pode ser determinado por Três pontos distintos e não colineares, uma reta e um ponto fora dela, duas retas concorrentes e duas retas paralelas. Consequentemente são paralelas ao traço do plano que as contém. As retas principais de um plano são as frontais e as horizontais.

Quais retas pertencem ao plano de perfil?

28. RETAS DE UM PLANO DE PERFIL • O plano de Perfil só pode conter retas ortogonais à linha de terra: de Perfil, Vertical e de Topo. Quando qualquer um destes tipos de reta pertencer a um dado plano de Perfil, a abscissa da reta será a mesma da reta de Perfil. 31.

O que é plano horizontal de projeção?

Chama-se de Plano Horizontal, a todo plano paralelo ao Plano Horizontal de Projeção (π).

Quais são os planos de projeção?

Em desenho técnico usamos dois planos básicos para representar as projeções de modelos: um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente. Esses dois planos, perpendiculares entre si, dividem o espaço em quatro regiões chamadas diedros.

O que é um plano qualquer?

Chama-se de Plano Qualquer a todo plano oblíquo aos planos de projeções. Propriedades: Atravessa os quatros diedros; Em épura caracteriza-se por possuir traços concorrentes e oblíquos em relação a Linha de Terra (ππ’).

O que é um plano oblíquo?

Plano oblíquo – retas de maior declive e inclinação.

O que é um plano de perfil?

PLANO DE PERFIL • Dá-se o nome de plano de Perfil ao plano perpendicular aos dois planos de projeção. Os traços do plano de Perfil coincidem e são perpendiculares à linha de terra. Todos os pontos pertencentes a um determinado plano de Perfil possuem a mesma abscissa.

O que é uma reta de perfil?

Definição. A reta de perfil é toda reta paralela ao Plano de Perfil (mas não paralela ao PV nem ao PH).

Share this post