Most popular

Quais Exposicões temos no Museu Vivo da Memoria Candanga?

Quais Exposições temos no Museu Vivo da Memória Candanga?

Museu na atualidade Hoje, além da exposição “Poeira, Lona e Concreto”, de uma maquete de Brasília, o espaço possuí em seu acervo a coleção do fotógrafo Mário Fontenelle, a coleção do Seu Pedro e salas para exposições temporárias, auditório e reserva técnica.

Onde hoje é o Museu Vivo da Memória Candanga o que funcionava antigamente?

Localizada na antiga Cidade Livre, a instalação que atualmente abriga o museu foi ocupada em 1957. Lá, funcionava o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, erguido em 60 dias para atender operários da época. Em 1974, a área foi desativada e tomada por barracos.

Onde foi instalado o Museu Vivo da Memória Candanga?

Regido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o Museu Vivo, localizado entre as Regiões Administrativas de Candangolândia e Núcleo Bandeirante foi inaugurado no dia 26 de abril de 1990, com a destinação de preservar o legado deixado pelos candangos na época da construção de Brasília.

O que significa os Candangos de Brasília?

O operário que trabalhava na construção de Brasília se chamava candango. A designação era pejorativa. O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa.

Quando o Museu Vivo foi criado?

1990
Inaugurado em 1990, o Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) nasceu dentro dessas casas que abrigavam o antigo hospital para um projeto totalmente novo.

Como visitar o Palácio da Alvorada?

Horário de visitação: Quartas-feiras, das 15h às 17h. A partir das 13h, há a distribuição de senhas de acesso, por ordem de chegada, para a formação dos grupos. São entregues, em média, 300 senhas. A visita é conjugada, iniciando pelo Palácio da Alvorada, com duração de, aproximadamente, 60 minutos.

Quem foram os candangos e qual sua importância para a construção de Brasília?

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

O que dizer a palavra candango?

1. [Antigo, Depreciativo] Designação dada pelos africanos aos portugueses. 2. [Brasil] Relativo a ou operário que trabalhou na construção de Brasília, capital do Brasil (ex.: o livro traça o perfil de vários trabalhadores candangos; meu tio foi candango).

Porque o Catetinho foi construído?

Conhecido como Palácio de Tábuas, devido a estrutura de madeira, o Catetinho foi a primeira sede oficial utilizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek de 1956 a 1959. Surgiu, então, a necessidade de construção de um abrigo para o presidente e sua equipe no planalto central.

Porque o Catetinho foi tombado?

A pedido de JK, o Catetinho foi tombado pelo Iphan em 10 de novembro de 1959. O projeto museográfico do Catetinho procura retomar as referências de época, preservando-se alguns objetos e o mobiliário original.

Share this post