Common questions

O que e usinagem a laser?

O que é usinagem a laser?

O método de usinagem a laser é realizado por maquinário adequado. No processo é utilizado um feixe de luz para cortar, gravar e modelar, em sua grande maioria, peças de metal. Através de aquecimento intenso, a peça adquire a formação projetada, que é planejada pelo cliente e entregue à empresa de usinagem.

São exemplos de usinagem?

Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros.

Quais as formas de usinagem?

De um modo geral, as principais operações de usinagem podem ser classificadas em:

  • Torneamento.
  • Aplainamento.
  • Fresamento.
  • Furação.
  • Brochamento.
  • Retificação.

São considerados processos de usinagem não-convencionais?

A usinagem por ultrasom e a usinagem com jato de água são exemplos típicos de processos não-convencionais de ação única mecânicos. Na usinagem por ultrasom a remoção de material ocorre por abrasão mecânica, enquanto na usinagem com jato de água ela ocorre pela ação do jato de fluído contra o material.

Quais as vantagens e desvantagens do corte a laser?

O corte à laser é o processo mais avançado para cortes térmicos, entre as vantagens estão a economia, precisão, qualidade superior, pouca perda de material, corte de figuras complexas, sem desgaste da ferramenta, programação flexível e agilidade na produção.

Quando surgiu a usinagem a laser?

2. Quando surgiu?  O princípio de funcionamento do laser foi previsto por Einstein, em 1916, com o uso da lei de Planck.

Como é feito o processo de usinagem?

A usinagem é uma forma de fabricação utilizada para criar objetos de metal. Durante este processo, os trabalhadores cortam materiais para alterar a aparência e forma de um produto, conforme requisito previamente estabelecido. Moldar através do torno, é outra forma utilizada para dar formas a um determinado metal.

Quais são os parâmetros básicos de usinagem?

Usinagem – O Estudo da usinagem é baseado na mecânica (cinemática, atrito e deformação), na termodinâmica (geração e propagação de calor) e nas propriedades dos materiais. Os processos de usinagem necessitam de um movimento relativo entre peça e ferramenta.

Quais são os processos manuais de usinagem?

Dentre os processos convencionais de usinagem podem-se citar os mais comuns: torneamento, furação, fresamento, mandrilamento, retificação, entre outros.

O que é a usinagem não convencional?

Um dos processos não-convencionais mais difundidos no mercado mundial é a usinagem a laser ou microusinagem com laser. Trata-se de um processo térmico que possibilita a eliminação dos cavacos através de sua fusão e vaporização. Com a utilização de altas temperaturas, é empregado em aplicações muito específicas.

O que é usinagem convencional?

Este processo pode ser definido como os processos mecânicos que ferramentas são usadas para cortar mecanicamente materiais como metal para alcançar uma geometria desejada. Tecnologias de usinagem têm evoluído ao longo dos anos, e técnicas de usinagem convencionais e modernas são usadas ainda hoje.

Quais as desvantagens do corte a laser?

Desvantagens: Pode-se destacar: o alto custo inicial do sistema; a pequena variedade de potências disponíveis que limitam o corte a espessuras relativamente baixas e a materiais que apresentem baixa reflexão da luz; a formação de depósitos de fuligem na superfície no corte de materiais não-metálicos como madeira e …

Share this post