Useful tips

O que significa tempo de travessia?

O que significa tempo de travessia?

Segundo Fernando Pessoa, há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Quem é o autor de tempo de travessia?

“Tempo de Travessia” – poema de Fernando Teixeira de Andrade; das polêmicas em relação ao crédito; um pouco sobre o professor.

É preciso ousar Fernando Pessoa?

É tempo de travessia: temos que ousar em fazê-la para nunca ficarmos a margem de outros.

Qual o correto travessia ou travessia?

Significado de Travessia substantivo feminino Ação de atravessar de lado a lado uma região, um rio, um mar: fez a travessia da África. Náutica Vento contrário à navegação.

Qual o sinônimo de travessia?

3 sinônimos de travessia para 2 sentidos da palavra travessia: 1 passagem. 2 cruzamento, travessa.

Quem é Fernando Teixeira de Andrade?

Folha de S. Paulo – Fernando Teixeira de Andrade (1946-2008): Um professor de letras até o último dia – 21/07/2008. Era sexta-feira e o professor de literatura Fernando Teixeira chegou de manhã ao curso pré-vestibular Objetivo da av. Paulista, como fazia há cerca de 30 anos.

O que significa uma travessia?

1. Viagem ou passagem através de grande extensão de terra ou de mar. 2. Viagem por mar.

Que verbo corresponde a travessia?

É o que nos diz esta palavra. Tanto “vertente” como “tra-vessia” formam-se do verbo latino: vertere: o dar corpo ao suceder . A travessia é o entre-verter do trans-acontecer poético do viver enquanto Tao” (1).

Qual o sinônimo da palavra atravessou rapidamente?

1 passou, foi, transferiu, transpôs, deslocou-se, andou, movimentou-se, moveu-se, entrou, percorreu, transitou, cortou, cruzou, galgou, pulou, varou, trespassou, transpassou, extrapassou, introduziu-se.

Qual é o sinônimo da palavra atravessar?

48 sinônimos de atravessar para 10 sentidos da palavra atravessar: Passar de um lado para o outro: 1 penetrar, perfurar, permear, transpor, traspassar, trespassar, varar.

Qual a mensagem do poema O tempo?

Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida – a verdadeira – em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira. O tempo é indivisível. Diz, Qual o sentido do calendário?

Será que o texto é mesmo do Fernando Pessoa?

Na verdade, o texto é mesmo do Fernando Teixeira. Procurem saber mais antes de justificar um erro baseando-se nos heterônimos do Fernando Pessoa. É. Para quem tem medo, e a nada se atreve, tudo é ousado e perigoso. É o medo que esteriliza nossos abraços e cancela nossos afetos; que proíbe nossos beijos e nos coloca sempre do lado de cá do muro.

Qual a diferença entre a travessia e a família?

Toda travessia supõe uma posição de saída e outra de chegada, intermediadas por múltiplas posições durante o percurso. A vida é uma constante travessia; fazemo-la às vezes sozinhos e na maioria das vezes, felizmente, acompanhados. A família é a melhor acompanhante para a travessia.

Qual a melhor acompanhante para a travessia?

A vida é uma constante travessia; fazemo-la às vezes sozinhos e na maioria das vezes, felizmente, acompanhados. A família é a melhor acompanhante para a travessia. Ela nos traz a segurança de um porto seguro ao qual sempre podemos voltar, nem que seja apenas para recarregar as forças numa posição de percurso.

Share this post