Most popular

O que e agenciamento Foucault?

O que é agenciamento Foucault?

O conceito de agenciamento torna-se então um operador de primeira ordem, uma vez que remete ao modo concreto de produção de realidade, em qualquer dimensão, material ou imaterial, e não à uma verdade que representaria o real. O agenciamento é antes de tudo um ACONTECIMENTO multidimensional.

O que é um dispositivo para Deleuze?

Deleuze observa que as linhas do saber comportam curvas de visibilidade e de enunciação. E isso por que um dispositivo é uma máquina de fazer ver e de fazer falar.

O que é subjetividade para Deleuze?

Subjetividade: uma dobra no tecido A subjetividade é vista na Esquizoanálise como uma dobra da tessitura das linhas que constituem nossas relações, dobra que une, assim, nossa dimensão social e individual.

O que é agenciamento social?

Na sociologia, agência refere-se à capacidade de indivíduos em agirem independentemente e fazerem suas próprias escolhas livremente. Em contraste, estrutura são aqueles fatores de influência (tais como classe social, religião, gênero, etnia, costumes, etc) que determinam ou limitam um agente e suas decisões.

O que é agenciamento político?

Agenciamento representaria o conceito de representação e/ou intermediação entre duas ou mais entidades, empresas ou pessoas mediante uma remuneração variável ou pré-definida. …

O que é Maquínico?

O Inconsciente Maquínico é o conceito que Deleuze e Guattari propõem para repensar a subjetividade humana através de sínteses que ele opera. O que é o inconsciente para Deleuze e Guattari? Ele é uma máquina! Ele é literalmente maquínico!

Qual o conceito de dispositivo?

Do latim disposĭtus (“disposto”), um dispositivo é um aparelho ou mecanismo que desenvolve determinadas ações. O seu nome está relacionado com um artifício que está disposto a cumprir com o objetivo do utilizador.

O que seria um dispositivo?

Significado de Dispositivo substantivo masculino Aparelho ligado ou adaptado a instrumento ou máquina, que se destina a alguma função adicional ou especial. Mecanismo, peça, instrumento capaz de acionar uma ação.

O que é a produção de subjetividade?

A idéia de produção da subjetividade pode ser enriquecida pela noção de subjetivação (Foucault, 1988, 1990; Deleuze, 1992). Essa noção vem sempre precedida das palavras “formas”, “modos”, “proces- sos”, que apontam que a subjetivação nunca está aca- bada, mas se constitui como um processo contínuo (Prata, 2001).

Qual a diferença entre subjetivação e subjetividade?

Enquanto o subjetivismo é um estado (uma “foto” atual), a subjetivação é o processo que conduz ao subjetivismo. O princípio que fundamental esta perspectiva de formação de sujeito é a ideia de sermos diferentes, de termos cada um sua subjetividade.

O que é uma relação de agenciamento?

5), definem uma relação de agência como “um contrato pelo qual uma ou mais pessoas (o principal(is)) contrata(m) outra pessoa (o agente) para executar algum serviço em favor deles e que envolva delegar, ao agente, alguma autoridade de tomada de decisão” (tradução nossa).

O que é agenciamento psicologia?

O agenciamento é formado pela expressão (agenciamento coletivo de enunciação) e pelo conteúdo (agenciamento maquínico) (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Trata-se de uma correlação entre duas faces inseparáveis. A expressão refere-se ao conteúdo sem descrevê-lo ou representá-lo, mas intervém nele.

Share this post