Lifehacks

Como eram os tempos homericos?

Como eram os tempos homéricos?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga. Cada pólis representava um Estado independente e por isso elas são chamadas de cidades-estado.

Quando surgiu o período homérico?

O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C. Tais informações baseiam-se na literatura épica de Homero e nos primeiros registros …

Porque período homérico?

Esse período foi chamado de Período Homérico justamente porque as epopeias de Homero foram os principais documentos culturais dessa civilização.

Como era a vida dos genos?

A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma família próspera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domínio. Quando um genos produzia excedente, essa riqueza era empregada na aquisição de escravos e na contratação de artesãos.

Como ocorreu a desintegração das comunidades Gentílicas?

Em vista disso, houve a desintegração das comunidades gentílicas: seus membros, liderados pelo pater de sua submissão, resolveram partilhar as terras coletivas. Os paires favoreceram seus parentes mais próximos, que passaram a ser chamados eupátridas (bem-nascidos), permitindo-lhes ficar com as melhores terras.

O que significa período homérico?

O Período Homérico é um dos períodos da história política da Grécia Antiga, que é dividida em quatro periodos: Período Pré-Homérico (século XX a.C. ao XII a.C.), Período Homérico (século XII a.C. ao VIII a.C.), Período Arcaico (século VIII a.C. ao VI a.C.) e o Período Clássico (século V a.C. ao IV a.C.).

O que foi o período pré Homerico?

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica. Período Homérico (1200 a.C.-800 a.C.) Período Arcaico (800 a.C.-500 a.C.)

Quais as principais características do período homérico é arcaico?

Principais características do período arcaico: – Construção dos primeiros templos. – Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. – Surgimento do alfabeto fonético grego.

O que significa a palavra homérica?

Homérico é um adjetivo que se refere ou pertence ao poeta grego Homero, a suas obras, ou a seu estilo: “poemas homéricos”, “tempos homéricos”, “período homérico”. Homérico, no sentido figurado, é uma expressão usada como referência a algum fato heroico, grandioso, épico.

O que é o período pré homérico?

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.

Como era a vida na comunidade dos genos?

Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas.

Share this post