Common questions

Qual a importancia do aterramento temporario?

Qual a importância do aterramento temporário?

Equipamento de ligação elétrica efetiva, com baixa impedância intencional à terra, destinada a garantir e manter a equipotencialidade continuamente durante a intervenção na instalação elétrica, promovendo proteção aos trabalhadores contra energização acidental.

Qual a distância máxima entre dois conjuntos de aterramento temporário instalado na rede?

A prática que tem sido aplicada é instalar o aterramento em pontos onde os cabos estejam desprotegidos ou preparados com estribos para receber o aterramento, porém, isso pode ocorrer em distâncias de até 300 m, ou ainda se realizar o decape do condutor onde se deve aplicar a conexão do aterramento temporário.

Como fazer aterramento temporário?

A instalação do conjunto de aterramento deve obedecer aos procedimentos abaixo:

  1. A haste de cobre deve ser ligada firmemente à terra (aterrada).
  2. Na retirada, após a conclusão dos trabalhos, deve se desligar em primeiro lugar as “garras” presas em cada condutor do circuito e, em seguida, a extremidade ligada a terra;

Qual a importância do aterramento temporário em serviços com alta tensão?

O aterramento temporário é um dispositivo de segurança. Ele que vai garantir a segurança para que o trabalhador não receba um choque elétrico, potencialmente fatal, caso ocorra uma energização de um circuito que supostamente encontrava-se desenergizado.

Quando deve ser utilizado o aterramento temporário?

O aterramento deve ser feito antes e depois do ponto de intervenção do circuito e derivações se houver, salvo quando a intervenção ocorrer no final do trecho.

O que a NR10 fala sobre aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

O que a nr10 fala sobre aterramento?

Qual é o objetivo da norma NBR 14039?

Objetivo : Esta Norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à freqüência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

Qual o nome da ferramenta usada para se fazer um aterramento temporário?

vara ou bastão de manobra em material isolante, com cabeçotes de manobra.

Como fazer aterramento de transformador?

O terminal neutro do transformador deve ser aterrado ao neutro da baixa tensão com cabo de alumínio nu 2 AWG CA. O dispositivo de aterramento do transformador deve ser aterrado a malha de terra dos para-raios e interligado ao neutro da rede secundária e ao mensageiro da rede compacta se for o caso.

Como dever ser utilizado o aterramento temporário para a desenergização do sistema elétrico?

O aterramento deve ser feito antes e depois do ponto de intervenção do circuito e derivações se houver, salvo quando a intervenção ocorrer no final do trecho. Ou seja, o ponto de trabalho deve ficar isolado.

Deve-se fazer o aterramento temporário antes ou depois de abrir e testar o circuito?

7.1. A instalação do conjunto de aterramento temporário deve ser realizada imediatamente após o teste de ausência de tensão.

Como funciona o aterramento temporário?

Tendo em vista que os projetos devem prever condições para a adoção de aterramento temporário, assim como conter a configuração do seu esquema. Lembrando que a instalação do aterramento temporário é uma das etapas do processo de desenergização do circuito.

Quais são as especificações do sistema de aterramento?

Em empresas, especificações do sistema de aterramento são obrigatórias nos esquemas elétricos unifilares. Também são exigidas a documentação das inspeções e as medições relativas a ela. Tendo em vista que os projetos devem prever condições para a adoção de aterramento temporário, assim como conter a configuração do seu esquema.

Qual é o aterramento de proteção?

Aterramento de Proteção: por meio da ligação das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação ao terra. Aterramento Temporário: é uma ligação elétrica de baixa impedância realizada entre a rede elétrica sob manutenção e o terra. E então, gostou?

Qual a função dos aterramentos?

Além de conduzir as correntes de descargas atmosféricas, os aterramentos possuem a função de descarregar cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas e equipamentos para o terra.

Share this post