Lifehacks

O que e uma escola tecnicista?

O que é uma escola tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

Qual é o papel da escola tecnicista?

O PAPEL DA ESCOLA DE ACORDO COM A TENDÊNCIA TECNICISTA Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.

Quais os aspectos metodológicos da escola tecnicista?

Para a pedagogia tecnicista, a tecnologia instrucional na escola pública se apresenta através do planejamento sistêmico, a mudança de comportamento como concepção de aprendizagem, definição de instrucionais ou operacionais de ensino, uso de mecanismos técnico-científicos, como a instrução programada, recursos …

O que se entende por tecnicismo?

Baseado exclusivamente na técnica, não possuindo fundamento teórico para fins de realização do procedimento.

Quem é o centro na pedagogia tecnicista?

“Para a pedagogia tecnicista o que importa é aprender a fazer” (SAVIANI, 2003, p. 14). Quer isto dizer que, nessa concepção pedagógica, o centro do processo ensino-aprendizagem não está no professor e no aluno e, sim, nos próprios meios aplicados sem questionar suas finalidades. Afirma Saviani (2003, p.

Quais os riscos do tecnicismo?

É preciso entender que muitas das vezes, os jovens que cursam essa modalidade de ensino, trazem em si, seja através da família ou de sua própria opinião, diversos tipos de preconceitos e intolerâncias. Ao se formar e entrar no mercado de trabalho, ele leva para dentro do ambiente da empresa, os mesmos preconceitos.

Quais as características da escola tecnicista?

A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

Quanto ao conceito de educação tecnicista é correto afirmar que?

a pedagogia tecnicista pode ser considerada não-dialógica, ou seja, ao aluno cabe assimilar passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor. Essa pedagogia difere da progressista que privilegia a formação de cidadãos participativos e conscientes da sociedade em que vivem.

Quais as características do planejamento na educação tecnicista?

Na prática, a pedagogia tecnicista busca eficiência, racionalidade e produtividade. Esta pedagogia não tem como base a atuação do professor, mas sim o papel do aluno ao assimilar conhecimentos técnicos. A escola tecnicista organiza o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional.

Quais as principais características da tendência tecnicista?

O que é a escola tecnicista?

O tecnicismo é uma tendência pedagógica que valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidades e habilidades dos indivíduos.

O que é a educação formal?

A educação formal É aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. A educação formal tem um espaço próprio para ocorrer. Ou seja, a educação formal preocupa-se mais com o aprender a conhecer, ficando em segundo plano o aprender a fazer. A educação formal é metodicamente organizada.

Share this post