Useful tips

Como trabalhar a intertextualidade nas aulas de lingua portuguesa?

Como trabalhar a intertextualidade nas aulas de língua portuguesa?

Peça aos alunos que leiam os textos silenciosamente. Após a leitura silenciosa, peça aos alunos que façam uma leitura em voz alta. Cada aluno deverá ler uma parte dos textos. Ressalte a importância da impostação de voz e da entonação.

O que é intertextualidade de um exemplo?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

Como fazer um texto de intertextualidade?

Intertextualidade implícita É necessário dedução, análise e atenção do leitor; Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo. Há várias maneiras de usar a intertextualidade. Os mais utilizados são: paródia, paráfrase, epígrafe, tradução, alusão, citação e crossover.

Como estudar intertextualidade?

Como estudar essa matéria na prática?

  1. observe atentamente como foram construídas as propostas de redação do Enem e outros vestibulares;
  2. estude as características gerais de cada tipo de intertextualidade;
  3. experimente escrever textos utilizando esse recurso de diversas formas;

Como a intertextualidade se manifesta nos gêneros textuais?

Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas …

Qual a função que a intertextualidade desempenha na construção do texto?

A intertextualidade é “um fenômeno constitutivo da produção do sentido e pode-se dar entre textos expressos por diferentes linguagens” (Silva, 2002). Quando se diz algo num texto, é dito em resposta a outro algo que já foi dito em outros textos. Dessa forma, um texto é sempre oriundo de outros textos orais ou escritos.

O que Éintertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

O que é intertextualidade e quais os tipos?

Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,…

Como saber se um texto tem intertextualidade?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.

O que Eintertextualidade?

Como ocorre a intertextualidade?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

Como identificar a intertextualidade?

Como ocorre a intertextualidade entre dois textos?

Como podemos ver, temos dois textos que, apesar de distantes no tempo e no espaço, dialogam entre si. A intertextualidade é exatamente essa relação, uma forma de diálogo entre dois ou mais textos. É importante considerar que a intertextualidade pode ocorrer entre textos de mesma natureza ou de naturezas diferentes.

Como se dá o jogo da intertextualidade?

Quanto ao jogo da intertextualidade, ele pode se dar de muitas formas, como por meio de paráfrase (reconto do texto, preservando-se ao máximo o sentido originalmente pretendido) ou por meio de paródia (imitação de texto original em tom satírico ou irônico).

Qual a intertextualidade da HQ?

No caso da HQ aqui analisada, a intertextualidade se dá por alusão ao gênero fábula, sem a relação a um texto específico. Chame a atenção para os animais anunciados no título.

Share this post