Qual o nome da obra de Tarsila do Amaral citada no vídeo?
Em 11 de janeiro de 1928, a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) acordou ansiosa.
Qual é a história da Tarsila do Amaral?
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro “Abaporu” pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento “Antropofágico”, que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista.
O que Tarsila do Amaral gostava de fazer quando era pequena?
Desde criança, gostava de desenhar e explorava azuis, amarelos e rosas, chamadas de “cores caipiras”, muito presentes em sua obra.
Porque Tarsila do Amaral queria ser a pintura de sua terra?
“Quero ser a pintora da minha terra.” Foi assim que Tarsila do Amaral definiu uma vez sua ambição nas artes do Brasil. Voltou ao Brasil em 1906 e se casou com André Teixeira Pinto, primo de sua mãe, com quem teve sua única filha, Dulce. Tarsila começou seus estudos de pintura em 1917, com o acadêmico Pedro Alexandrino.
Que nome foi dado a esta obra é qual o significado dela?
Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa “homem que come gente” (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
Como explicar Tarsila do Amaral para crianças?
É possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e, depois de apresentar o autorretrato, mostrar imagens da Tarsila, explicando que ela fez sua própria pintura, que aquela imagem reflete como ela se via.
Onde nasceu a Tarsila do Amaral?
Capivari, São Paulo, Brasil
Tarsila do Amaral/Place of birth
O que Tarsila gostava de retratar em suas obras?
A artista deixou uma coleção de mais de 2.300 obras, entre pinturas, desenhos, ilustrações, gravuras e esculturas. Durante o Modernismo brasileiro, Tarsila se tornou um dos ícones do movimento, pintando temas brasileiros e retratando as mudanças urbanas pelas quais passavam o país.
O que Tarsila do Amaral registrou na sua obra de arte Abaporu?
Em 1928, Tarsila criou a tela Abaporu (aba: homem; poru: que come carne humana, em tupi-guarani) e deu-a de presente a seu marido, Oswald de Andrade, fato que estimulou o escritor a criar o movimento antropofágico. Em 1930, ela se tornou, por pouco tempo, diretora da Pinacoteca do Estado, um museu paulistano.
Que Tarsila do Amaral queria ser a pintora de sua terra?
Consciente disso, dizia Tarsila: “Sinto-me cada vez mais brasileira. Quero ser a pintora da minha terra. Quero, na arte, ser a caipirinha de São Bernardo, brincando com suas bonecas de mato, como no último quadro que estou pintando”.